DBA, funções e responsabilidades:


O objetivo principal do DBA é garantir a existência de uma infra estrutura básica de dados cujo formato e conteúdo atenda às necessidades  com relação a informações, além de garantir o acesso a bases de dados integras consistentes, e seguras. O DBA deverá ter duas funções básicas:  Administração de Dados e Administração de Banco de Dados, que executam atividades distintas mas complementares e que contribuem para o cumprimento dos objetivos da área.
1.1  Administração de Dados
As atividades de Administração de Dados compreendem basicamente a construção de modelos de dados a partir do levantamento das necessidades do negócio com relação a informações e a interação com os Administradores de Banco de Dados no sentido de implementar fisicamente as informações modeladas.
Responsabilidades
·    Avaliar e definir as ferramentas a serem utilizadas no suporte às atividades de administração de dados.
·    Construir, manter e validar os modelos de dados garantindo que estes atendem aos requisitos do negócio e são viáveis de implementação física.
·    Fazer uso efetivo da ferramenta CASE, explorando todas as suas potencialidades, interagindo com os desenvolvedores de aplicações.
·    Definir procedimentos de segurança de acesso aos dados.
·    Levantar as necessidades de distribuição de dados e atuar junto com os DBA's na implementação física.
·    Redefinir os modelos de dados em função de particularidades na implementação física a fim de melhorar a desempenho do banco de dados.
·    Suportar usuários finais no acesso aos dados.


 
1.2  Administração de Bancos de Dados
A Administração de Banco de Dados compreende a implementação física das bases de dados a partir dos modelos gerados pelo AD e a administração do ambiente de bancos de dados no sentido de garantir a disponibilidade, integridade, consistência e segurança das informações; além de assegurar que os acessos aos dados sejam executados com o nível de performance requerido pelas áreas de negócio.
Responsabilidades:
Produzir o detalhamento técnico da implementação das bases de dados.
·    Implementar e manter os bancos de dados nos ambientes de teste, homologação e produção, assegurando sua disponibilidade, consistência, integridade e devido detalhamento técnico.
·    Instalar e manter os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados, explorando toda a sua potencialidade.
·    Realizar testes e monitoramento de desempenho nos bancos de dados, ajustando os ambientes quando necessário, bem como efetuando planejamento de capacidade.
·    Definir e testar plano de contingência relativo aos SGDB's, e seus procedimentos de backup e restore.
·    Definir e implementar padrões relativos a administração de banco de dados.
·    Definir e implementar o modelo físico da base de dados a partir das informações passadas pela administração.
Suportar usuários com relação à melhor utilização da linguagem SQL para acesso à base de dados, sugerindo mudanças e adequando a  implementação física dos bancos de dados quando necessário.

RESUMO:
DBA Planeja e executa as manutenções em bancos de dados de produção. Pesquisa inovações tecnológicas para banco de dados. Garante que backups de produção estejam sendo executados. Maximiza e aprimora a performance do banco de dados. Garante a segurança dos bancos de dados de produção. Administra servidores de bancos de dados de produção. Identifica riscos de atrasos. Presta suporte aos usuários, orienta analistas e desenvolvedores na otimização de performance das aplicações de banco de dados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empatia no Mundo das Tecnologias de Informação: