Empatia no Mundo das Tecnologias de Informação:

 Empatia no Mundo de TI:

O bom profissional de TI usa a empatia e vai além do seu dever. Ele vai além da especificação, ele vai além da paciência com o usuário mal educado. Ele vai tentar entender o porquê aquilo está acontecendo, ele vai tentar compartilhar o conhecimento, ele vai tentar entender a realidade daquela pessoa antes de ter um julgamento. E mais do que isso: ele vai buscar os motivos pelos quais ele está criando uma nova solução. O profissional que se preocupa em ter empatia é um profissional que vai se destacar, seja ele líder, seja ele liderado.

Nem sempre as pessoas são agradáveis, nem sempre são gentis, mas é importante entender que cada um tem um motivo, uma história e uma personalidade diferente. Faz parte do papel do líder ajudar o time a se aperfeiçoar tecnicamente e também a evoluir como pessoas que possuem empatia.


Dicas para lidar com pessoas de personalidade forte:

01) Não bata de frente.

02) Tente entender o ponto de vista da pessoa.

03) Não leve os conflitos para o lado pessoal.

04) Converse com sinceridade.

05) Ajude a pessoa a administrar suas emoções.

06) Aja com inteligência emocional.

07) Comunique-se com empatia.










OBS: Sociopatia é um termo usado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade antissocial, eles não possuem empatia. Eles não conseguem entender os sentimentos dos outros no dia a dia.

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Comentários

Marcos Grego... disse…
Na área de TI, é fundamental que o profissional tenha empatia, ou seja, precisa perceber a situação que outra está vivenciando. Às vezes, uma questão que pode ser absolutamente básica para uma pessoa, não é para outra.

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